| 20/01/2002 15h31min
O corpo do prefeito de Santo André, Celso Daniel, já está no Instituto Médico Legal na zona oeste de São Paulo. O cadáver foi encontrado na manhã deste domingo, dia 20, pela Polícia Militar em Juquitiba, a 78 quilômetros sudoeste da capital paulista. A polícia se deslocou para o local após receber uma denúncia anônima. O cadáver estava na Estrada das Cachoeiras, bairro do Carmo, altura do km 328 da rodovia Régis Bittencourt.
O delegado Romeu Tuma Júnio, da secccional de Taboão da Serra, disse que o corpo do prefeito de Santo André, Celso Daniel, foi encontrado com pelo menos três perfurações de tiros no rosto e cinco nas costas. Há cápsulas de 9mm no local onde o prefeito foi encontrado, mas o delegado não confirma se os disparos foram dados no local. Ao contrário de primeiras informações que afirmavam que Daniel teria levado 18 tiros, o número exato de disparos só deverá ser confirmado após a realização da necropsia.
O prefeito estava de bruços, com o rosto desfigurado. Os policiais acreditam que os seqüestradores teriam tentado desfigurar o rosto do prefeito para dificultar o reconhecimento do corpo.
O velório de Celso Daniel deve ocorrer na Câmara Municipal de Santo André, mas o local do enterro ainda não foi confirmado. Tuma acredita que o corpo deve ser liberado ainda hoje.
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, decretou luto oficial por três dias pelo assassinato do prefeito. Para esta segunda-feira, dia 21, o governador determinou ponto facultativo nas repartições públicas do Estado em Santo André.
O prefeito foi seqüestrado no final da noite desta sexta-feira, dia 18, ao sair de uma churrascaria na zona sul da capital paulista. O político estava de carona na Pajero blindada de um amigo, o empresário Sérgio Gomes da Silva, quando o carro deles passou a ser perseguido e atingido por vários tiros. Os seqüestradores arrancaram Daniel de dentro do veículo, o colocaram em uma Blazer preta e fugiram sem deixar pistas. O amigo do prefeito foi liberado logo em seguida.
Celso Augusto Daniel – prefeito reeleito de Santo André, município do ABC paulista – era também o coordenador o programa de governo do PT à Presidência da República. Professor universitário da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) desde 1982, coordenou o curso de Economia da universidade no período de 1987 a 1989. Também trabalhou no mestrado e no curso de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
O prefeito nasceu em 16 de abril de 1951, em Santo André. Era formado em engenharia pela Escola de Engenharia Mauá, em São Caetano do Sul (SP), em 1973, e mestre em administração pela FGV de São Paulo, em 1982.
Há dois meses, juntamente com outros 37 prefeitos do PT, recebeu carta com ameaça de morte.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.